terça-feira, 18 de março de 2014

Mulheres em foco

Sucederam-se, nos últimos dias, importantes iniciativas destinadas a promover a igualdade de género e a participação das mulheres na vida política activa e, em geral, na tomada de decisões importantes para a vida colectiva.

Em termos internacionais, reuniu-se há poucos dias em fórum a União InterParlamentar, em Genebra, durante a qual o seu presidente, Abdelwahad Radi, fez um apelo para que as mulheres sejam motivadas para a política. A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares da UIP, Nurhayaty Assegaf defendeu no seu discurso a inclusão de mais mulheres nos cargos de tomada de decisão, a todos os níveis, desde o político ao empresarial.

Participei hoje de manhã em Bissau numa iniciativa similar, a pretexto do lançamento de um Estudo sobre a participação das mulheres, no Centro Cultural Francês, com a presença do Primeiro-Ministro e Ramos-Horta.

As conclusões do estudo apontam infelizmente para uma regressão, nos últimos anos, no empoderamento das mulheres, no nosso país, apontando como exemplo a redução para metade da percentagem de mulheres na ANP.

Sinto-me lisonjeada pelo destaque dado pela Lusa a uma antiga fotografia minha, no artigo há pouco publicado sobre o evento: a minha candidatura ao Parlamento e a Primeira-Ministra é um claro sinal de esperança!



Pa alternativa! Pa mindjeres! Pa lantanda nô terra!

Sem comentários:

Enviar um comentário