quinta-feira, 27 de março de 2014

Visita ao Hospital Militar

Visitámos hoje, ao fim da manhã, o Hospital Militar, sendo a delegação do PUSD recebida pelo seu Diretor, Dr. Quinhim, a quem agradecemos a disponibilidade demonstrada e o esclarecimento quanto à missão deste Hospital, que responde ao Estado-Maior, embora acate as orientações do Ministério da Saúde, funcionando mais ou menos em autogestão, sem afetação de fundos públicos.

Dispõe de duas salas de bloco operatório (embora estivessem previstas seis), cinco ecografias, uma mamografia e uma tomografia (a única que funciona no país, a cargo de um especialista chinês). O Hospital debate-se com falta de recursos humanos especializados, com falta de fundo de maneio, de medicamentos e de algumas infraestruturas de apoio críticas, como por exemplo de um banco de sangue e de transporte para o pessoal, o qual se arrisca também a perder a cobertura social com a saída da AIDA. São intenções deste Hospital aprofundar a cooperação com os países da CPLP e tirar proveito das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e pela telemedicina.

Na mesma ocasião ficámos a saber, com agrado, junto do Senhor Diretor, que Mário Fambé, candidato, como nós, à Assembleia da República, acabara de ter alta, encontrando-se plenamente restabelecido do incidente ocorrido a semana passada e que é do conhecimento público.

Sem comentários:

Enviar um comentário