quarta-feira, 2 de abril de 2014

Inauguração da sede de Mansoa

Ontem, a campanha do PUSD esteve em Mansoa, Região de Oio, para a inauguração da sede local da candidatura de Carmelita Pires a Primeira-Ministra.

Logo de manhã cedo, começámos por uma visita ao hospital, hospital esse de nome apenas. Como no Hospital Simão Mendes e no Hospital  Militar, valem-lhe os seus profissionais empenhados, mas as carências são igualmente graves e gritantes. 
A água que vem do furo não é potável, sai vermelha, por ter muito ferro. Eletricidade é uma raridade, pois a pública não existe e o gerador precisa de gasóleo, que nunca há. A resposta é sempre a mesma. Medicamentos ou curativos: ka tem. Penso rápido: ka tem. Sangue: ka tem (e muita falta faz, o Hospital não tem nem um dl). Dinheiro do Estado para o Hospital: ka tem (há anos). 

Com esta resposta recorrente às nossas questões, iniciámos uma visita às urgências, passámos por um bloco operatório digno e dotado com um mínimo de equipamento.

Destaca-se o empenho e profissionalismo do Diretor do Hospital, Dr. Raul Pinto Nancassa, médico obstetra. Foi sem resignação que expôs as condições inexistentes, mostrando fotos no seu telemóvel de intervenções cirúrgicas de grande complexidade. A Maternidade, procurada por muitas mulheres da Região, com problemas de conceber, é o seu orgulho, ajudando muitas mulheres a conseguir dar à luz. 

A Presidente do Partido, depois de cumprimentar as senhoras internadas, trocou impressões com os Professores Cubanos que, nas salas adjacentes, se orgulhavam de apresentar os alunos do 5.º ano de Medicina.

Na visita à Comunidade Muçulmana,

fomos cordialmente recebidos pelo Imami, ou Almami.

Este abençoou a nossa campanha e desejou os maiores sucessos: oxalá assim seja. Logo depois visitámos a escola e a rádio corânica.

Em todos os lados por onde passámos, captámos a sensação de um bom acolhimento, por parte dos nossos anfitriões. Sorrisos por todo o lado.

Mansoa! 


Seguiu-se a inauguração da sede, com um Comício bastante animado.

Após o que a comitiva seguiu para o Mercado, sempre acompanhados e animados por Nbeletchó.

Sem comentários:

Enviar um comentário