sexta-feira, 4 de abril de 2014

Nota de desagrado

Como candidata a Primeira-Ministra nas eleições do próximo dia 13 de Abril, na Guiné-Bissau, não posso deixar de me insurgir contra as declarações do Primeiro-Ministro português relativas ao meu país, produzidas em Bruxelas, por ocasião da Cimeira Europa-África. Estamos a sair de um doloroso processo de transição política, na sequência da deposição do anterior Governo pelos militares, há dois anos. Estas eleições, já por mais que uma vez adiadas, resultam de um intenso esforço de conciliação, conduzido pela CEDEAO e pela ONU.

Neste contexto, e a poucos dias das eleições, considerações como «o narcotráfico implodiu o Estado na Guiné-Bissau» são claramente inoportunas. Como ex-Ministra da Justiça, responsável pelo combate ao narco-tráfico, estou particularmente qualificada para o assinalar. Com a ida às urnas para escolher um novo Governo e um novo Presidente, investidos de uma nova legitimidade, acima de todas as suspeitas, este é um momento de esperança. É tempo, para nós, de levantar a cabeça. Justificava-se uma palavra de incentivo.

Muito menos se justifica, neste âmbito, a demonstração da disponibilidade portuguesa para a participação numa Missão da ONU. Portugal recusou à ONU soldados para a República Centro-Africana. É perfeitamente desadequada esta oferta selectiva. Falar em cooperação parece igualmente desajustado. É que cooperação implica duas vontades independentes, um diálogo. Anunciar agenda de cooperação, ainda sem autoridades legítimas, arrisca-se a ser entendido como acto demasiado unilateral e prematuro.

Mesmo que a título de simples candidata, impõe-se-me esta nota de desagrado, a bem da integridade do cargo a que me candidato, independentemente de quem ganhar. Caso seja eleita, não tolerarei ofensas à soberania ou que passem atestados de menoridade ao meu país.

2 comentários:

  1. Espero que tenhas sorte e que a Guiné tenha o destino que merece. Pena é que continuam activas as pessoas interessadas na desestabilização e fragilização do país. Bjs

    ResponderEliminar
  2. João Galvão Borges4 de abril de 2014 às 23:59

    A propósito dessa 'nota de desagrado': "Aponte meus defeitos, quando os seus forem exemplo"!...

    ResponderEliminar